domingo, 21 de dezembro de 2014

Como sobreviver aos finais dos livros

Ressacar um livro: acreditem, é uma coisa real. E isso é apenas o pior. No outro dia alguém me perguntou: "Que livro estás a ler de momento?" Tive alguns minutos para responder até perceber que não estava a ler nenhum. Nem uma única página. Como ávida leitora que sou, isto assustou-me.

A minha única explicação para este fenómeno bizarro é devido eu ainda estar a recuperar do último livro que li. Eu também percebi que eu fazia maratonas de livros e de repente, e de repente parei. Muito provavelmente estava a ressacar o final do ultimo livro que li.

Embrenhando-me num livro e nos seus personagens, formando um anexo apenas para ser levado a um fim pode se tornar um pedágio nas emoções. Depois de ler o último livro de Tomás Noronha, tudo o que eu senti foi um total desespero. Eu só queria saber o que aconteceu depois. O que seria do meu historiador preferido? Acabar de ler A Mão do Diabo foi quase como ter uma crise existencial.

Quando um livro é agradável, a sua influência permanece na nossa subconsciência por algum tempo. Ficamos ligados, perdemo-nos ao virar as páginas e a aprender mais e mais acerca dos personagens favoritos e viagens loucas. Ficamos chateados, decepcionados, e melancólicos quando esta jornada da leitura termina. Então, o que podemos fazer para terminar com esta ressaca literária? Eu tenho algumas sugestões.

Rebound

Assim como com os primeiros meses após uma separação, talvez precises de mergulhar em alguma má literatura por um tempo. Tipo, a tua colecção de Nicholas Sparks ou Nora Roberts. Fácil, divertido, enfim guilty pleasures.

Terminar livros inacabados

Não me digam que não tem nenhum! É aquele livro que só compras-te pela capa bonita. Ou um livro que um amigo te deu como presente que estavas um pouco céptico sobre. Porque será que as pessoas assumem que gostamos de qualquer livro só porque lemos bastante, certo?


Algo novo

Admite, depois de um rompimento, sair com alguém novo é uma grande distracção. Não que eu saiba, eu só estou a supor, é claro. Da mesma forma, um livro de um género completamente diferente sempre ajuda na ressaca de um livro.

Não pensar muito no livro

Por que não poupa os ouvidos dos seus amigos e divagas na Internet? Iniciar um blog, escrever um comentário voraz na Amazon ou Goodreads ou compor um tweet sucinto, mas sincero.

O verdadeiro amor espera, e do mesmo modo, o mesmo acontece com a grande literatura e a boa escrita. Um bom livro, série, personagens e enredo são obrigados a vir novamente. Eles são raros, mas sim, tal como os homens bons, eles existem!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...