quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Os melhores vídeos de rock alternativo dos 90's (na minha opinião)

Nirvana – Heart Shaped Box (1993)



Previsível, eu sei. Mas esta lista não estaria completa sem pelo menos um vídeo dos Nirvana. Entre os céus vermelhos, corvos falsos, fetos pendurados e imagens religiosas, eu admito que fiquei com um pouco de medo quando vi este vídeo em miúda. Kurt Cobain e fotógrafo / diretor, Anton Corbijn, uniram forças para criar este vídeo, que ganhou "Melhor Vídeo Alternativo" e "Melhor Direcção de Arte" em 1994 no MTV Video Music Awards.

Garbage – When I Grow Up (1998)


Em 1998 durante uma entrevista, Shirley Manson disse que esta música era sobre "aquele estado delirante de desejar, esperar e sonhar com as coisas, não desistir". Ela então citou Flaubert, dizendo: "Às vezes, as forças do mundo mantém-nos de volta por um tempo, mas não para sempre." Não é de admirar que esta canção me lembre o espírito desafiador, inabalável dos anos 90, a juventude.


Smashing Pumpkins – Today (1993)


Billy Corgan escreveu esta música durante uma depressão profunda. Quando lerem a letra com atenção irão perceber, que é mais visível do que possam ter pensado inicialmente. Apesar das raízes mais escuras da canção, o vídeo apresenta Corgan vestido de homem como um gelado. O conceito para o vídeo foi inspirado por uma memória de Corgan tinha de um senhor que vendia gelados, quando ele era mais jovem. Quando o senhor largou o emprego, ele deu a volta e deu gelados grátis para todas as crianças. O director do vídeo, Stephane Sednaoui, também usou a inspiração de 1970 do filme italiano, Zabriskie Point. 


Temple of the Dog – Hunger Strike (1991)


Inicialmente, a banda não tinha ideia que "Hunger Strike" iria ser um grande sucesso. Na verdade, Chris Cornell tinha escrito a pensar que seria apenas para preencher um espaço do album. Quando eles começaram a ensaiar a música, Chris encontrou as notas mais profundas e mais desafiadoras vocalmente. Mais tarde, ele revelou numa entrevista em 2001 à revista Spin que Eddie Vedder, "caminhou até o microfone e começou a cantar as partes baixas para mim, porque ele percebeu que era um pouco difícil". O dueto perfeitamente equilibrado entre Eddie Vedder e Chris Cornell simplesmente aconteceu. Isto apenas significa que algumas das melhores coisas não são planeadas.


Alice in Chains – Would? (1992)

Para mim, esta é uma das músicas mais poéticas e apaixonantes da banda. Jerry Cantrell escreveu esta música a pensar no seu amigo e vocalista de Mother Love Bone, Andrew Wood, que morreu de overdose de heroína pouco antes de a canção ter sido escrita. De acordo com o Music Bank, Jerry não gostou das "pessoas que [julgam] as decisões dos outros [feitos]". "Será?" Foi, provavelmente, direccionado para as pessoas que julgaram Andrew Wood depois da sua morte. O vídeo ganhou o Melhor Vídeo em 1993 no MTV Video Music Awards.


Foo Fighters – Everlong (1997)


Dave Grohl e os Foo Fighters fizeram alguns dos mais engraçados, vídeos mais memoráveis ​​da década. O minuto 04:15 ainda é um dos meus momentos favoritos na história da música de vídeo. 


Beck – Loser (1993) 


A letra ultrajante de "loser" tem uma explicação fascinante por trás dela. Em 1997 durante uma entrevista à Entertainment Weekly, Beck revelou que quando tocou em lugares pequenos ", toda a plateia estaria a falar, talvez por desespero ou tédio, tédio ou do público, eu escrevia este tipo de músicas ridículas só para ver se as pessoas estavam a ouvir. 'loser' é uma extensão disso. "Beck manteve a escrita da canção de improviso, mesmo durante o processo de gravação. O vídeo em si foi dirigido por um amigo de Beck, Steve Hanft. 


Bush - The Chemicals Between Us (1999)


Eu aprecio a natureza simples e inteligível desta música. Este vídeo também é uma óptima desculpa para olhar para Gavin Rossdale. :D

Soundgarden – Black Hole Sun (1994)


Tal como em "Hunger Strike" Chris Cornell nunca imaginou que "Black Hole Sun" se traduzisse num sucesso também. Em 1994 durante entrevista a uma revista americana, Cornell disse que a canção é "apenas um Dreamscape surreal, estranho...". O vídeo certamente reflecte o surrealismo da canção.

Mazzy Star – Fade Into You (1993)


Não há muita informação disponível sobre o enquadramento desta canção, mas eu não acho que precisemos de uma fonte externa para nos dizer que esta é, a canção dos sonhos dos anos 90. (pelo menos dos meus)

Com muitas mais canções dos 90's eu me identifico. Simplesmente estas foram as que me surgiram nesta noite. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...